6 dicas para melhorar o seu currículo
No que toca à entrada no mercado de trabalho, hoje em dia, é fundamental diferenciar-se no primeiro contacto com a entidade empregadora, e o currículo é o elemento que normalmente apresenta o candidato à empresa, servindo como uma ferramenta de divulgação das suas valências e capacidades.
Criar um bom currículo não é necessariamente difícil mas existem algumas normas que devem ser respeitadas. Pequenos detalhes podem fazer a diferença na hora de ser selecionado para uma entrevista de emprego.
Reunimos 6 dicas para que o seu currículo, seja um sucesso:
- Simplifique: Substitua os longos e descritivos parágrafos por listas ou representações gráficas. Em termos de linguagem, deve ser cuidadosa, concisa e objetiva. Um currículo não necessita de ser muito extenso, 1 ou 2 páginas deverão ser suficientes.
- Cuidado com os erros ortográficos: Sendo o cv uma representação sua, um currículo com erros é a pior imagem que pode passar à empresa. Recorra ao corretor automático e se necessário, peça a alguém para ler/reler.
- Destaque os seus pontos fortes: Dê relevância aos seus interesses e conquistas relacionadas com a vaga a que se candidata. Fuja dos clichés e lugares-comuns que não acrescentem nada ao seu cv.
- Mostre a sua motivação: Cada vez mais, as empresas procuram trabalhar com colaboradores que se identifiquem com a marca. No seu currículo, procure descrever a sua motivação para se candidatar aquela oferta de trabalho e não a outra.
- Em caso de dúvida, recorra a templates pré-construídos: Não necessita de ser um designer para fazer um currículo que se destaque visualmente, existem inúmeras plataformas (Canva, Crello, VisualCV) com templates gratuitos que pode usar, adaptar e personalizar.
- Invista em formação profissional: As entidades empregadoras, valorizam cada vez mais a formação dos seus trabalhadores. Este tipo de educação, além de o capacitar com novas ferramentas de trabalho e de desenvolvimento pessoal, é uma forma de atualizar conhecimentos já adquiridos. Indicar cursos de formação ou especialização que sejam relevantes para o cargo a que concorre, pode ser o fator-chave para o distinguir dos restantes.
Atenção:
Sendo a maioria dos currículos enviados por meios digitais, hoje em dia, é muito comum as empresas procurarem saber mais sobre a pessoa através das suas redes sociais. Tenha cuidado com o que expõe e não fale negativamente das suas anteriores entidades empregadoras ou colegas. Plataformas como o LinkedIn, podem ser uma mais-valia portanto é positivo deixa-las atualizadas e com uma imagem cuidada.