O que é o m-learning?
Com os avanços tecnológicos que temos vindo a experienciar nas últimas décadas, e a cada vez maior prevalência dos dispositivos móveis, a área da educação e formação tem passado por profundas transformações. Uma das principais inovações que surgiu foi o m-learning, ou mobile learning (aprendizagem móvel), que representa uma mudança de paradigma no processo de ensino-aprendizagem. Esta modalidade educativa utiliza dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para criar ambientes de aprendizagem dinâmicos em que é possível disponibilizar conteúdos e promover a aprendizagem em qualquer lugar, e a qualquer momento.
O que é o m-learning?
O m-learning é uma vertente (ou, segundo algumas fontes, um avanço) do e-learning, que utiliza especificamente as tecnologias móveis para efeitos educativos. Os conteúdos educativos são mais flexíveis e personalizados, e acessíveis em qualquer lugar através de plataformas otimizadas para dispositivos móveis, sendo assim uma mais-valia para grupos de formação em que os formandos têm diferentes padrões de trabalho, rotinas e oportunidades de estudo.
Esta abordagem permite aos formandos aprenderem ao seu ritmo, com ferramentas interativas e dinâmicas como vídeos, artigos, questionários, plataformas de trabalho colaborativo e fóruns, que aumentam o seu grau de motivação e interesse devido à variedade e interatividade dos conteúdos.
Benefícios do m-learning
Em qualquer sítio, em qualquer hora
O m-learning permite que os formandos acedam aos conteúdos educativos sempre que desejarem, o que significa que não estão restritos a horários fixos de sessões de formação. Isso é especialmente útil para aqueles que têm compromissos pessoais e laborais.
Acessibilidade
Os telemóveis já se tornaram uma parte integrante das nossas vidas – a vasta maioria das pessoas possui um smartphone. Com cursos completamente adaptados para serem acedidos através de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, o m-learning torna-se uma opção mais equalizadora para uma ampla gama de formandos.
Aprendizagem personalizada e flexível
Os formandos podem personalizar a sua jornada de aprendizagem ao seu ritmo, de acordo com os seus interesses e possibilidades. Adapta-se ainda às rotinas dos formandos, podendo adaptar-se à sua disponibilidade e tempos livres (por exemplo, um formando que queira dedicar-se um pouco ao curso na sua pausa do trabalho, mas que não esteja num ambiente próprio para ver um vídeo, pode em alternativa ler um artigo ou fazer um quiz, e deixar o vídeo para outra altura. Não existe uma jornada fixa e estática.)
Mais dados para o formador
As plataformas de aprendizagem permitem mais rapidamente ao formador ter acesso a dados do progresso dos seus formandos, para futuramente corrigir eventuais lacunas no seu processo de formação (consegue, por exemplo, aceder às estatísticas de um quiz imediatamente após os formandos o terem concluído, e ver se o aproveitamento foi satisfatório. Se não foi, pode começar imediatamente a pensar em soluções: mais materiais de aprendizagem, um vídeo explicativo mais aprofundado, um recurso ou ferramenta nova).
Os Desafios do m-learning
Embora o M-Learning ofereça inúmeras vantagens, também enfrenta alguns desafios que precisam ser superados para alcançar todo o seu potencial:
Conexão à internet
Apesar dos grandes esforços feitos neste sentido, zonas mais remotas podem não ter uma conexão estável e rápida à internet, o que compromete o processo de aprendizagem do formando de m-learning.
Conteúdos mobile-friendly
Nem todos os materiais educativos estão otimizados para dispositivos móveis: alguns websites ainda só têm versões para computador, ficheiros de texto em PDF são inconvenientes de ler em ecrãs pequenos, e a necessidade de passagem de aplicação em aplicação móvel (da página da tutoria para a aplicação do YouTube para ver um vídeo explicativo, para uma aplicação de leitura de PDFs para ler um artigo, para uma aplicação de quizzes para fazer um questionário interativo…) podem tornar a experiência de m-learning menos fluída.
Distrações
Os telemóveis são a fonte de distração por excelência. O m-learning poderá porventura ser o método de formação que exige mais disciplina do formando – é necessário que este ignore ou desative notificações de redes sociais, de aplicações de mensagens, promoções de apps de compras, e que se mantenha fora das aplicações lúdicas e recreativas durante o tempo que dedicar à formação.
O Futuro do m-learning
Apesar de todos os desafios inerentes ao m-learning, a aprendizagem através de dispositivos móveis é uma tendência crescente.
Espera-se que, no futuro, o m-learning se torne ainda mais personalizado, com a implementação de tecnologias como a inteligência artificial para adaptar o conteúdo de acordo com as necessidades e preferências individuais dos alunos.
Em suma: o que nos reserva o futuro da aprendizagem?
O m-learning é uma revolução na forma como aprendemos, colocando a aprendizagem flexível, acessível e personalizada à distância de um toque, entrelaçada com as nossas vidas ocupadas e compromissos inescapáveis. Embora enfrentemos desafios, à medida que avançamos tecnologicamente, o potencial do m-learning para transformar a educação e capacitar indivíduos em todo o mundo deixa-nos cheios de esperança para um futuro mais conectado pela aprendizagem e transmissão de saberes a nível global.
Mais recursos sobre o m-learning
- M-Learning – a New Stage of Е-Learning por Tsvetozar Georgiev, Evgenia Georgieva e Angel Smrikarov
- The future of learning: From eLearning to mLearning de Desmond Keegan
- Apropriação do telemóvel como ferramenta de mediação em mobile learning: estudos de caso em contexto educativo de Adelina Maria Carreiro Moura